23 de junho de 2015

0

Como criar postagem no Blog



Olá pessoal! Ensinarei como criar e publicar uma nova postagem no Blog, é importante para quem está iniciando na plataforma Blogger. Irei ensinar passo a passo como iniciar e estruturar uma postagem...









"Serei breve na minha explicação, espero que seja bem útil e qualquer dividas deixem comentários".

Onde é que crio uma nova postagem

Primeiro, entre na sua conta do "Blogspot.com", quando entrar no Blogspot, clique no título do seu Blog para acessar o painel de edição. (Veja exemplo na imagem abaixo)


Depois que abrir o painel de edição do Blog, clique na opção "Nova Postagem". (Veja exemplo na imagem abaixo)


Pronto! Após clicar em nova postagem, será aberto o "painel de criação de postagem". A seguir, irei mostrar as funções deste painel.


Painel de criação de postagem do Blog


Este painel de postagem é bastante simples, linguagem de fácil intendimento. Entretanto, algumas funcionalidades é preciso explicar para entender como funcionam. Veja exemplo na imagem abaixo:

1º - Titulo da Postagem:
Este campo é bem fácil de entende, trata-se do Título da Postagem que irá aparecer no Blog após ser publicado.
2º - Barra de Ferramentas:
Esta parte encontra-se as ferramentas para edição textual e postagem, funções como: (Fonte, tamanho da fonte, formato de texto, cor de plano de fundo de texto, Link, imagem, vídeo e entre outros..), funções padrões que também encontramos em programas de produção de texto. Também encontraremos outros recursos como "HTML e Inserir Expansão de Postagem" irei explicar no decorrer do tutorial
3º - Área de trabalho:
Como o próprio nome já diz tudo, esta parte é onde trabalhamos na criação do nosso conteúdo, onde inserimos nossos textos, imagens, vídeos, links e entre outros... .
4º - Configurações de Postagem:
Aqui é onde inserimos informações técnicas sobre a postagem, como por exemplo:(marcadores de postagem, programar, Link permanente, Local, Descrição da pesquisa e Opções), ire mostrar estas funcionalidade também no decorrer do tutorial.

Estrutura da postagem

Bom! Para criar uma postagem no Blog é fácil, basta você ter algum conteúdo, seja ele grande ou pequeno. Além disso, a postagem também tem uma estrutura que devemos fazer para manter um padrão e organização.

Veja bem como é feito:

1º Título:
Primeiro, a postagem se inicia com um título.
2º Introdução:
Depois do título, a postagem deve se iniciar com uma introdução, costumo orientar que seja feita com no máximo 6 linhas e minimo 4 linhas e podendo utilizar ao mesmo tempo imagem na introdução.
A introdução é importante para manter organização na página inicial do Blog. Porque, na página inicial elas irão aparecer uma abaixo da outra e serão exibidos somente a introdução de cada postagem. Por isto é importante a introdução ser pequena contendo no máximo 6 linhas, e se fosse pelo contrário, a página inicial iria conter textos muito grandes e várias postagens uma abaixo da outra, causando desorganização e provavelmente sua página inicial será muito extensa.
3º Conteúdo:
Depois da introdução vem o conteúdo, onde você pode adicionar textos, parágrafos, imagens, vídeos, sub-títulos e também conclusão. No conteúdo você fica livre para poder fazer o que bem entender, fica a seu critério.
Você viu como é fácil a estrutura da postagem e a importância da introdução, agora, vamos para a prática.

Criando uma postagem no Blog


Nesta parte é importante que você "crie uma nova postagem" de teste só para praticar melhor este tutorial.

Dê um título para sua nova postagem, coloque o titulo como: "Postagem de teste".
  • Agora copie qualquer texto na internet e cole na "área de trabalho" da postagem. E na parte de cima do texto, separe as 6 ou 4 primeiras linhas para ser a INTRODUÇÃO. Veja exemplo na imagem abaixo:
Depois de ter a introdução, logo abaixo do texto temos que inserir um recurso chamado "Inserir Expansão de Postagem " que fica localizado na Barra de ferramenta.
  • Então, Logo abaixo da introdução clique me um espaço vazio e em seguida Clique na opção "Inserir Expansão de Postagem ", veja exemplo na imagem abaixo.
OBS.: Quando inserimos a "Expansão de postagem" irá aparecer um traçado demarcando o final da introdução, e abaixo desse traçado é a onde sempre inserimos o restante do conteúdo. Veja exemplo na imagem:


Depois finalizamos clicando na botão "Salvar" e a postagem será publicada no Blog.


Depois que a postagem é publicada, ela será exibida na página inicial do Blog, aparecendo somente a introdução juntamente com o link "Mais informações>>". Veja exemplo da minha postagem de teste abaixo:




Sobre a ferramenta Inserir Expansão de Postagem
Ela é responsável pelo resumo de postagem que aparece na pagina inicial do Blog, e que inserimos abaixo da introdução da postagem. Então, tudo que fica abaixo da Expansão ficará oculto na pagina inicial, dando a ideia de resumo.

Configurações de Postagens

As "configurações de postagens" vou  explicar como faz. Lembrando que esta configuração é feita durante a postagem, e também pode ser feita depois da publicação, mas eu recomendo que seja feita durante a postagem.





Insira estas configurações em todas suas postagens. Veja como fazer:


Marcadores:
Esta opção existe para "classificar as postagens em categorias", ou seja, para cada postagem que for criada, você vai inserir um ou mais marcadores para classificar o "tema" falado na postagem.
Exemplo: Se a sua postagem fala sobre o tema "Novo sistema operacional Windows 10", você vai colocar o tema desta postagem como (Windows 10, Microsoft, Windows), outro exemplo é, se você fala sobre "como fazer bolo da chocolate", você pode classificar o tema como (Receita de Bolo).
Veja um exemplo meu na imagem abaixo de uma postagem que fala sobre "Como criar postagem no Blog". Eu adicionei 3 marcadores ou (3 temas diferentes):


Pronto! Nesse exemplo mostrado acima, inseri 3 marcadores diferentes, lembrando que podemos adicionar 1 ou mais marcadores na mesma postagem. E se for adicionar mais marcadores, tem que separá-los por "vírgula". 
Se tiver postagens com o mesmo tema, você pode adicionar o mesmo Marcador para todas elas sem nem um problema.


Programar:
Não tenho muito o que falar sobre esta opção, ela serve para determinarmos uma data de publicação automática. Você pode agendar sua postagem para que ela seja publicada automaticamente. Então, não vou explicar muito sobre esta opção porque ela é pouco usada.

Link permanente:
Esta opção se refere ao endereço da postagem, e com ela podemos mudar os caracteres do endereço da postagem.
  •  Link permanente automático: É gerado uma URL automático pelo sistema.
  • Link permanente personalizado: Como já diz, podemos personalizar os caracteres finais da URL.

Local:
É onde informamos o local de origem da publicação.
Eu não costumo utilizar este recurso de localização, isto pode ficar a critério do autor.


Descrição da pesquisa
Esta opção é muito importante para a otimização da postagem, é nela onde inserimos uma pequena descrição sobre o assunto tratado na postagem. Isso facilita a troca de informações com os mecanismos de busca, fazendo com que a sua postagem seja encontrada nos resultados de buscas feitas no Google.
  •  Então, nesta opção você vai descrever um pouco sobre o assunto da postagem. Faça uma descrição pequena e clara dentro do assunto da postagem.

Opções:
Esta opção é para moderação de comentários de leitores feito na postagem. Você pode "permitir ou não permitir" que seja enviado comentários nesta postagem e, também moderá o uso de (Backlinks, Modo de escrever e Quebra de linha).


Pronto! É só isto, depois de inserir as configurações você finaliza clicando no botão "Publicar".

Como Excluir postagem do Blog

Para excluir uma postagem publicada no Blog é fácil. Acesse o painel de edição do Blog e vá na opção "Postagens" >> depois "selecione" a postagem que deseja excluir e em seguida clique no Link "Excluir ". Veja exemplo na imagem abaixo:


Enfim, finalizo este tutorial espero que tenham gostado e aguardo comentários. Obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observe:
Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.
Não pode divulgar endereço de Sites ou Blog.
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte.


Copyright © - Todos os Direitos Reservados: Várias Dicas para Blogs |
Design by Kelven Pedro | Tecnologia do Blogger - É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook