Desde meados de 2010 webmasters e donos
de sites e blogs discutem como aplicar otimização de qualidade para bons
resultados no Google. Hoje existem diversos sistemas e plataformas para criação
de blogs e sites no mercado.
No caso de lojas virtuais o sistema mais utilizado é o Magento, por que ele oferece recursos que facilitam ações de SEO, mas também há agências especializadas para criação de ecommerces.
No caso de lojas virtuais o sistema mais utilizado é o Magento, por que ele oferece recursos que facilitam ações de SEO, mas também há agências especializadas para criação de ecommerces.
Houve uma época em que se discutia se os
blogs dariam certos na internet. Os números falam por si. De acordo com a pesquisa realizada pela Boo Box, divulgado em um infográfico, em 2013 houve
pouco mais de 80 milhões de usuários que usam blogs como fontes de informação.
A tendência é que cresça a cada ano.
Mas a grande pergunta que muitos especialistas
fazem é qual plataforma é melhor para aplicar ações de SEO em blog? Wordpress ou Blogger?
Primeiramente devemos ter a seguinte
noção. Existe uma diferença entre WordpressOrg e Wordpress COM. O primeiro é um
aplicativo que o usuário pode baixar no site oficial e instalar no servidor de
hospedagem, podendo não só criar um blog como um site profissional facilmente
em linguagem PHP. O segundo é possível abrir um blog gratuitamente, usando
servidor limitado. Como o Blogger também é gratuito, então se compararmos com o
Wordpress COM certamente o Blogger tem larga vantagem.
Como fazer SEO para Blogger
Primeiramente
deve-se imaginar SEO em dois grande grupos, sendo On Page (melhorias feitas
dentro do blog) e Off Page (ações para conseguir links em fontes externas).
Vamos abordar algumas metodologias certeiras para melhorar um blog feito no
sistema Blogger em relação ao Google.
Título de página
Para quem
não sabe o que é, título de página é aquele conteúdo ou título que aparece em
azul no resultado de busca do Google, por exemplo. Ele também é usado por
navegadores para serem exibidos nas abas.
Por padrão,
os títulos de página de postagens no Blogger geram conteúdo com a frase do título
da sua postagem seguido pelo nome do seu Blogger definido nas configurações.
Isso pode ser ruim por que se a sua postagem tiver um nome grande poderá
ocorrer quebra na exibição de resultado de pesquisa, originandoaqueles três
pontinhos.
Para
resolver isso, acesse seu painel de controle, selecione aba “Modelo” e escolha
“Editar HTML”. Em seguida, logo no começo do código, encontre uma linha comando
parecida como essa:
<b:include data='blog'
name='all-head-content'/>
Em seguida,
apague qualqueradicione o seguinte código:
<b:ifcond='data:blog.pageType ==
"index"'>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/></title>
</b:if>
Resumindo,
essa informação faz com que a página inicial mostre o nome do blog, que pode ser
definido em configurações. Quando for qualquer outra página, exibe apenas o
nome da postagem, excluindo o nome do blog, tornando o título e página mais
limpo e pontual.
Quebra de texto
É muito
comum os blogueiros deixarem uma postagem completa na página inicial igualmente
dentro da postagem. Existe um recurso interessante no editor de texto chamado
de Expansão de Postagem”. Esse recurso faz com que parte da postagem seja
exibida na página inicial do blog, criando um botão que convida o usuário a
visitar a postagem interna para ler o conteúdo completo.
Isso é
importante por que evita conteúdo duplicado em páginas diferentes do blog além
de diminuir a taxa de rejeição indicada no Google Analytics, pois ousuário é
obrigado a navegar no blog para ter acesso ao conteúdo completo.
ALT das imagens
Esse é um
recurso que tem como principal função descrever uma imagem, mas fica embutido
no código. Só é exibido no navegador se o mesmo não conseguir carregar a imagem
na tela. Também é usado por programas leitores de caracteres para cegos.
O Google
usa essa descrição para entender o que a imagem condiz com o conteúdo. Fazer
uma descrição de alta qualidade é muito importante.
Postagem mais acessadas
O Google
adora encontrar links internos, principalmente aqueles que mais chamam a
atenção do usuário. Indicar em barra lateral ou no final de cada postagem links
de alta qualidade, principalmente conteúdos mais acessados, é uma forma
inteligente de “prender” o usuário no blog.
Para isso,
use o sistema de gadgets do Blogger, que pode ser encontrado no editor de
layout do sistema.
Essas foram
as principais dicas para tornar um blog mais amigável para o Google.
Infelizmente seria necessário mais de seis horas de leitura para aplicar todas
as melhorias recomendadas. Mas tenho certeza que já com essas informações o seu
blog pode ter mais qualidade técnica.
Autor do Post: Paulo Augusto Sebin. Jornalista
especializado em SEO e produção em marketing para conteúdo. Fundador do blog O que é SEO e Google Marketing.
Acima de tudo, defende a livre expressão em blogs.
Oi amigo tem vontade de vender esse seu blog
ResponderExcluirAdorei suas valiosas dicas. Como estou começando agora na blogosfera estava procurando melhor posicionamento para o meu blog e vou seguir sua orientação. Agradeço se puder visitar o meu blog http://www.diariodoconcurso.com.br e me dar novas dicas.
ResponderExcluirAbraços, Patricia