6 de julho de 2013

14

Como Fazer Páginas que Mostra post com Conteudo da Mesma Categoria no Blog



Neste tutorial irei seguir com uma dúvida do nosso Leitor Nelson Veron, ele quer saber como criar páginas de categorias no blog.
Fazer isso no Blog é bastante simples, é feito através do recurso Marcadores de postagens, e para muitos iniciantes no Blog isso é uma coisa que poucos conhecem, então, nessa aula também ensinarei o que é um Marcador e como usar...




Bom pessoal, o Nelson Veron nos deixou um comentário com uma dúvida, ele quer saber como deixar as postagem do blog que possuem uma mesma categoria (Assunto relacionado), para aparecerem em uma única página. Então irei esclarecer a dúvida do nosso leitor Nelson Veron, e também para aqueles que são Iniciantes na plataforma Blogspot.

Comentários do Nelson Veron. Clique na imagem para visualizar.


Como vocês viram no comentários do Nelson que foi mostrado logo aí acima, ele citou o exemplo do nosso blog, onde ele diz_ "colocar as postagens dentro de uma determinada pagina igual ao que vc fez com o menu do lado direito de seu blog onde tem por exemplo "ferramentas" e dentro de ferramentas tem varios post,", então pessoal, isso é fácil de elaborar basta você saber utilizar os Marcadores de postagem.

Criando Marcadores nas Postagens do Blog

Então vamos para o Passo a Passo

1º Passo: Anteriormente nós publicamos em nosso blog um artigo que explica o que é um Marcador e como colocar marcadores no Blog.
> Então peço que o mesmo leia o artigo: Como separar as postagens do Blog em Categorias << clique

2º Passo: Agora que já sabe como colocar marcadores nas postagens, irei também acrescentar a parte de "Como adicionar 2 ou mais marcadores em uma unica postagem".

Essa parte também é muito importante você saber, pois saiba que, em uma só postagem podemos acrescentar 2 ou mais marcadores de diferentes categorias, mas sabendo que, essas duas ou mais palavras a serem adicionadas terão que ter relação com o assunto da postagem, veja o exemplo:

Este meu tutorial eu adicionei 3 marcadores, que são eles:

  1. A palavra "INICIANTES" para que esta postagem apareça na página que fala sobre dicas para iniciantes.
  2. A palavra  "MARCADORES" para aparecer na página com assunto sobre Marcadores.
  3.  A palavra "POSTAGEM" para aparecer na pagina com assunto que fala sobre Postagens.
Observe bem que, as 3 palavras que adicionei são 3 diferentes categorias, mas que se relacionam em determinado aspectos, como tutoriais para INICIANTES e, tutoriais que falam sobre MARCADORES, e por fim conteúdo que fala sobre organização de POSTAGEM, correto!

Em cada postagem que escrevo, sempre adiciono 3 marcadores, mas isso vai de acordo com a sua preferencia podendo adicionar 1 ou mais marcadores. Ok pessoal!!!
Então, existe um modo certo para adicionar 3 palavras para ser marcadores. Na opção Marcadores você  terá que escrever e separá-las com virgulas cada palavra, Exemplo:
Utilizando 3 palavras separada com ",": INICIANTES, MARCADORES, POSTAGEM
Enfim, depois de você publicar sua postagens você poderá usar os marcadores na sua página inicial, e quando o visitante clicar por exemplo: No marcador "INICIANTES" o Blog abrirá uma página e mostrará as postagens relacionada somente para dica para Iniciantes.

O legal é que, você pode utilizar as mesmas categorias em outras novas postagens, sendo assim, toda vez que você for criar uma postagem no Blog não esqueça de designar uma categoria para ela.


Criando Menu Categorias na página inicial do Blog

Depois de criar os marcadores, vamos colocar eles na página inicial.

1º Passo: Vamos começar.
Observe: O titulo que vou dar ao meu marcador será: Menu Categorias, você poderá dar um titulo de ferente, esse é só o exemplo da aula.
Adicione no Layout do seu Blog o Gadget Marcadores. E o caminho para adicionar o Gadget Marcadores no Blog segue logo abaixo:
  • Clique na opção Layout e veja que mais ao lado aparece as semelhantes colunas do seu blog, e em umas das colunas clique no link: Adicionar um Gadget
Clique na imagem para ver o exemplo

  • Ao clicar no link adiciona um Gadget abrirá uma nova janela, e nessa janela tem várias opções de Gadget, então você vai procurar a opção "MARCADORES" e abrir ela.
Clique na imagem para ver o exemplo

Prontinho! feito isso você vai fazer as seguintes alterações no Gadget:
  1. Escolher um titulo para o gadget, o meu é esse "Menu Categorias".
  2. Maque a opção: Marcadores Selecionados
  3. Quando marcar a opção Marcadores selecionado vai aparecer um link para editar, então clique nele.
  4. Quando clicar em Editar, lá em baixo vai aparecer os marcadores a serem exibidos, então você vai selecionar apenas aqueles que você quer que pareça na pagina inicial do blog.
  5. Depois de selecionar os marcadores a serem exibidos clique em no link " Concluído"
  6. Desmarque a opção " Mostrar o número de postagem por Marcadores"
  7. E por último clique em Salvar (concluído).
Clique na imagem para ver o exemplo


Pronto, após ter concluído as alterações do Gadget Marcador, em seguida vá até a página inicial do seu blog e veja se esta tudo certo.

Sim pessoal, as postagem que já foram publicada no blog você ainda pode adicionar os marcadores.
Espero ter ajudado. Obrigado!

14 comentários:

  1. Ola, belo tutorial, mais minha duvida e igual a do Nelson mais ao contrario, gostaria de saber como e que eu consigo fazer postagens no Blog aparecem na Pagina Inicial e em outra pagina ? pois meu blog tem 5 paginas e quando posto as coisas todas ficam na pagina inciial, alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só vc seguir esse tutorial e adicionar os marcadores que vc vai conseguir fazer com que suas postagens fiquem na pagina inicial e em outras paginas....

      Excluir
    2. Acho que a duvida dele é a mesma que a minha.
      A intensão é criar uma pagina especifica para um marcador.
      Ex: Pagina Salvador [ aparecer todos os post com marcadores Salvador ]

      Excluir
  2. gostei muito do seu blog e do tutorial!
    eu tinha achado que tinha conseguido resolver meu problema( adicionar postagens aos menus)
    vc até me ajudou a entender o que é um marcador.
    segui o seu tutorial para adicionar um MENU DE CATEGORIA mas no ultimo passo deu errado.
    eu selecionei a opcão MARCADORES SELECIONADOS e apareceu MARCADORES SELECIONADOS:0 DE 0 EDITAR
    eu cliquei em EDITAR e em baixo apareceu a tela vazia Selecionar marcadores a serem exibidos.
    não tinha nada dentro mesmo assim eu cliquei na opção CONCLUIDO
    no blog não apareceu nada
    o que eu fasso?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Acabo de fazer um blog e gostaria de saber como separar categorias em uma pagina...por exemplo, na pagina de plantas quero separar as publicações de plantas por localidade(na propria página) como proceder? Att

    ResponderExcluir
  4. Boa noite , queria uma ajuda sua, to fazendo um blogger para mim ,mas nao to sabendo colocar os conteudos em cada nome q fica no menu , ja tentei d tds formas e todo o conteudo fica na pagina inicial ,como faz pra colocar em cada categoria do menu ?? preciso dessa ajuda urgeente .. oobg

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se tem como eu fazer marcadores só em uma página, e n aparecer nas outras

    ResponderExcluir
  6. a minha dúvida é a mesma que a do "Ônibus Mania": ele fez a mesma pergunta, gostaria de saber como é que eu consigo fazer postagens no Blog aparecem na Pagina Inicial e em outra pagina ? pois meu blog tem 6 paginas e quando posto as coisas todas ficam na pagina inciial, alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. você poderia ensinar como fazer para que quando eu passe o mouse sobre um link de paginas aparecer outros embaixo
    ex: quando passo o mouse sobre (encontre nos) na parte superior do seu blog aparece logo em baixo (Facebook, Twitter, siga nosso site)

    ResponderExcluir
  8. muito bom ainda tenho que aprender muito

    ResponderExcluir
  9. Olá, no meu blog o layout foi feito em html as categorias, como faço para adicionar o link em cada categoria?

    ResponderExcluir
  10. Olá como faço para adicionar minhas postagens nas categorias e subcategorias?? Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá como faço para adicionar minhas postagens nas categorias e subcategorias?? Um abraço

    ResponderExcluir

Observe:
Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.
Não pode divulgar endereço de Sites ou Blog.
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte.


Copyright © - Todos os Direitos Reservados: Várias Dicas para Blogs |
Design by Kelven Pedro | Tecnologia do Blogger - É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook